quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dicas: Cartões de crédito e afins

Bom, obviamente vc pode usar seu cartão de crédito aqui (só se certifique que seu banco aceita transações internacionais, vc tem que habilitar essa opção) e pagar a conta pela net.

Outra opção são os CARTÕES DE VIAGEM PRÉ PAGOS, que são muito simples e são melhores que os cartões de crédito normais porque você sabe exatamente a cotação do dólar no dia em que você o recarrega, enquanto que no cartão de crédito normal você paga a cotação do dia de CADA compra, o que pode variar bastante e vc pode acabar perdendo grana. Sem contar que os juros de câmbio são maiores.

COMO FUNCIONA: O cartão de viagem pré pago (travel money) é recarregável, você compra dólares e coloca nele e usa como se fosse cartão de débito até que os créditos acabam, daí vc só tem que recarregar. Fiz o meu pelo Banco do Brasil, ele é vinculado à minha conta, mas você também pode fazer o cartão em agências de viagem. O ruim é que você tem que ir à agência do Banco do Brasil em Belo Horizonte, porque só lá [e que eles fazem câmbio.

Veja mais informações em: Banco do Brasil - O Globo - CeD - Melhor cotação




Dicas: MONEY, MONEY, MONEY

A coisa que eu mais me preocupei a princípio era quanto à grana.... bom, se você conseguir a ajuda financeira pela FAUF, beleza! Eles te pagam os gastos "burocráticos" (passaporte, visto, etc) no dia em que vc viaja. Eles ainda te dão uma bolsa mensal (4 meses) pra te ajudar com as despesas. Além disso, eles pagam alojamento (acho que o alojamento é pago mesmo se você não ganhar a bolsa).

Quanto aos gastos aqui, o PRIMEIRO MÊS é o mais complicado porque aqui você tem que COMPRAR os livros para as matérias, eles NÃO usam xerox! Os livros são caríssimos! Mas você também tem a oportunidade de comprar os usados ou alugar e no final do semestre vc pode devolvê-los, mas prepare-se pra desembolsar tipo 100 dólares ou mais pra cada livro (depende da matéria, claro).

A primeira vez que vc vai ao supermercado vc gasta o mundo de dinheiro! Não se assuste! haha.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dicas: REGISTRANDO-se para as matérias

A escolha das aulas é muito importante porque mesmo que você vá cursar somente 12 créditos no semestre (média de 4 aulas de 3 créditos cada), é legal que você se registre, a princípio, em TODAS que você se interessar, porque depois você pode cancelar. Aki todo mundo faz isso: assite a primeira aula e se não gostar cancela e pega outra. O problema é que as vezes as aulas estão cheias e você não consegue pegar aquelas que  gostaria e você NÃO pode cursar menos de  12 créditos.

Ou seja, ESCOLHA MUITAS matérias, assista as primeiras aulas e cancele até que fique com as melhores :) (eu não fiz isso e acabei tendo que pegar espanhol de "supetão")

Check it out --->
* Undergraduate majors (clica no nome do seu curso > depois va em "course descriptions" pra ver as materias). Na barra lateral esquerda, sob "course descriptions" voc"e pode navegar por outros cursos e talvez achar materias que te interessam tambem!
                           
* Catálogo de cursos/ aulas NMSU
                            

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ALOJAMENTO

Os alunos da UFSJ não tem que se preocupar com nada! Bom demais que a nossa Universidade paga as nossas despesas, pq eu vejo gente aki pagando caríssimo pra morar nesses aptos aki...sem contar que é tudo arrumadinho! O unico problema e a internet que cai a toa....
Veja as fotos! Mais informações em: housing VDM
Quarto mobiliado tb
sala
sala
Lugar pra estudar...
É um pouco estranho, mas cada um tem uma pia e um armário. Acaba sendo funcional.
 Cada um tem uma porta  de acesso ao banheiro (crazy)

Os prédios são assim, todos iguaizinhos. 







Preparando pra viagem III

O que levar com vc/ Check-in e coisas do tipo...

Então, pra quem vem pra NMSU, vc não precisa se preocupar com muita coisa não pq vc terá um "embaixador", que é um aluno responsável por te assistir em qualquer situação, inclusive te dando as roupas de cama, panelinhas, microondas, TV (vc tem internet wireless e cabo de graça!), esse tipo de coisa necessária.... Seu embaixador tb é responsável por te levar pra fazer compras e/ou te dar uma carona pra seja onde for que vc precisar... (aki vc precisa de um carro ou de uma bike pra sobreviver!). Os embaixadores são sempre pessoas muito legais, muito abertas para novas amizades, culturas, etc. - vai ser o seu primeiro melhor-amigo aki! Sem contar que os Estadunidenses são muito metódicos, eles vão te encher de e-mails sobre o que vc tem que fazer, então vc não vai ficar perdido.

Bom, você pode trazer duas malas grandes de 32 kg cada, e uma bolsa feminina e mais um volume (mochila/mala pequena de no máximo 9kg) com vc na parte superior do avião. Se estiver carregando liquidos (tipo pasta de dente, perfume, desodorante, whatever) na parte superior, tenha certeza de que os vidros não ultrapassam   100 ml cada e que o total não seja mais de 1 litro (os "vidrinhos" devem ser colocados num saco plástico tb, veja: http://www2.anac.gov.br/imprensa/regrasBagagemInter.asp).

Nao se desespere! Eu, particularmente, não conseguia nem levantar minha mala e ela pesou só 25kg na balança deles. Ou seja, da pra levar tudo o que vc precisa! Eu trouxe comigo só uma mala grande e uma de mão...vc sempre pode comprar coisas baratas por aki (vou postar uns lugares interessantes pra comprar por aki tb)!

Check-in: pra quem nunca fez isso...
1) chegue mais cedo no aeroporto, tipo 2hs antes!
2) procure pelo "guichê" (é esse o nome??) da linha aérea que você vai voar
3) espere na fila
4) fale com a atendente, mostre seu passaporte, documentação com foto (nem sempre pedem), pese sua mala
5) você está livre. Curta o tempo que resta pra procurar pelo seu portão de embarque, comer, tirar fotos, chorar com a família....

Durante a viagem: durante as conexões, você NÃO precisa pegar suas malas e fazer check-in de novo. Só quando você pousa nos EUA é que vc tem que pegar as malas grandes, passar pela alfândega (que vai te perguntar umas coisinhas básicas, e te "scanear") e entregar a mala de novo pro pessoal do aeroporto. No avião que entra nos EUA você também vai ter que preencher um formulário (onde vc declara se vc tem algum pertence, etc.). DICA: toda vez que pousar, vá direto procurar pelo seu próximo portão de embarque, assim você não perde tempo e fica seguro. Nada é dificil pq você tem muita gente fazendo a mesma coisa e os funcionários do aeroporto são mto bem informados (NÃO tenha vergonha de perguntar nada a eles!).

Quando você pousar no aeroporto internacional de EL PASO (uma cidade no Texas, pertinho de Las Cruces), no lugar onde você pega as malas, vai ter uma pessoa com uma placa da NMSU, então é só se aproximar e se apresentar! Essa pessoa vai te levar direto pra onde vc vai fazer o check-in do alojamento - pegar as chaves do seu apartamento e assinar uns papéis! PRONTO!

Las Cruces/ NM NÃO tem aeroporto internacional! Você tem que pousar em El Paso, Texas.

Preparando pra viagem II

Dpois disso, você deve se preocupar com a parte "burocrática"!MESMO QUE VC GANHE A BOLSA INTEGRAL, você paga todas as despesas (passagem, visto, passaporte, etc.) e só depois a faculdade te repõe, quando você viajar!

Bom, vc deve primeiro olhar o visto: você deve marcar uma data (http://portuguese.brazil.usembassy.gov/) e comparecer à Embaixada com a documentação. É legal você combinar com as pessoas que também foram selecionadas pra vocês irem juntos, acho que é mais fácil...

Depois você pode escolher uma agência para comprar as passagens. A YEP (http://www.yepbrasil.com/) é bacana, porém comprei as minhas pela Submarino mesmo (http://www.submarinoviagens.com.br/).  Você deve ficar atento ao calendário da NMSU (ou qualquer outra Universidade) para você saber quando os ALOJAMENTO abre e quando ele fecha (checar calendario da Universidade), porque assim você pode programar sua viagem! DICA: nunca compre sua passagem de VOLTA para o dia seguinte de quando o semestre acaba (não faça como a burra aki que vai ter de pagar 300 dólares pra alterar a passagem) porque você sempre faz bons amigos que te vão te oferecer pra você ficar mais tempo e, mesmo se não acontecer, você pode sair "couch-surfing" pelo país com amigos (à base de mochila e hostel!) É divertido tb!

IMPORTANTE: guarde TODOS os recibos (inclusive os táxis que você pegar durante sua viagem para conseguir o visto) pois, caso você ganhe bolsa, você terá que PROVAR as despesas para ganhar o reembolso!

domingo, 18 de setembro de 2011

Preparando pra viagem

Bom, se vc é o felizardo de conseguir a vaga, vc só tem que começar a arrumar as malinhas! haha.
Não, mas antes disso vc vai até o site da universidade que vc está interessado (no meu caso, NMSU http://nmsu.edu/) e veja as matérias que vc gostaria de cursar durante o semestre. Vc precisa fazer um plano de equivalência, mas o pessoal da ASSIN vai te explicar isso.

Acredito que pegar 4 matérias, no máximo, é de bom tamanho porque vc tem que lidar com a língua e com o novo sistema de aula/avaliação e tudo o mais. Aqui eles dão mais leitura e mais trabalho do que aí, o ritmo de estudos é mais intenso (prepare-se pra pregar sua 'butt' na cadeira e ler por algumas horas por dia!). Aki na NMSU a gente precisa de 4 materias de 3cr (créditos) no mínimo pra um semestre.

Importante: aki nos somos alunos "UNDERgraduate", pq eles tem outro modo de classificar. "Graduação" é só pra mestrado/doutorado. Somos "SUBgraduação". Então eles chamam de "major"... da um olhadas nas opções: http://prospective.nmsu.edu/majors/

Se vc vem para os EUA, essa é uma pergunta que vc tem que se acostumar "what's your major?" ou "what are u majoring in?". Explico um pouco mais sobre o sistema de ensino daki em outro post.
:D

O começo...

Então, pra quem não sabe, tudo começa quando a ASSIN (Assessoria de Assuntos Internacionais) lança o edital. Vc deve ficar de olho pq seus colegas raramente te contam que tem um edital desses em aberto! haha. O site é esse: http://www.ufsj.edu.br/assin/   Acho que eles lançam editais semestralmente, não tenho certeza. Você precisa ter no mínimo 40% do total de horas do seu curso pra poder ae candidatar.  

Dpois disso, o candidato tem que passar pelas etapas e, se for selecionado, deve fazer o TOEFL (http://www.ets.org/toefl), que é um exame de proficiência na lingua inglesa. Isso é para os EUA, não sei se outros países exigem o mesmo. O chato dessa prova é o preço (tipo 380 conto) e as 4 horas de teste, mas não é difícil não! Vc só tem que treinar o formato da prova, e saber inglês, óbvio. Você precisa de 60 pontos no mínimo, o que equivale a 50% do teste. 
Né dificil não, quaquer coisa tem o Expressions aí na Universidade, os interessados podem começar a se preparar! (http://www.ufsj.edu.br/progp/bolsa_expressions.php)

O candidato selecionado pode tentar o apoio financeiro que é basicamente a mesma documentação pra quem pede bolsa atividade. Mas vale a pena! Você pode conseguir bolsa integral ou parcial, o que já te ajuda demais, né?


Pra começo de conversa...

Hi folks do Brasil!
Bom, como ja da pra perceber, tô nos EUA esse semestre. Tô no Novo México, numa cidadezinha muita da bonitinha chamada Las Cruces, com muita gente legal e fast food ! (aargh).

Sou estudante de Letras da UFSJ e tô estudando na NMSU (New Mexico State University) como intercambista.  Entao andei pensando nesse blog como um meio de mostrar tudo o que tá rolando aki, tudo o que é diferente da nossa cultura e também aproveitar a chance pra contar pra galera da UFSJ que pode se interessar pelo programa o tanto que é interessante fazer esse tipo de programa (intercâmcbio! haha).

Ja tô aki há um mês, então vai ter algumas postagens com informações meio antigas, foi mal. Mas vou tentar contar tudo até agora...